Como Curei meu Vício em Celular e Comecei a Aprender uma Nova Habilidade todo Mês?

Como você clicou voluntariamente neste blog, acredito que você também é viciado em seu celular e a parte importante, você sabe que é viciado nele.

Pois bem, estes telemóveis e várias aplicações que usamos no nosso dia-a-dia são concebidos após uma análise cuidada da psicologia humana para que possam criar funcionalidades que nos mantenham fisgados e presos por um vicio em celular

Pior de tudo, estamos tão viciados neste telefone celular e mídia social que, mesmo quando sabemos que estamos presos e queremos sair dela, está se tornando impossível para nós, como se uma parte do nosso cérebro fosse sequestrada.

Um mês atrás, eu estava exatamente onde você está agora. Depois de acordar e tomar banho, a primeira tarefa do meu dia era navegar nas redes sociais com uma xícara de café por horas (até meus olhos gritarem: 'estou pegando fogo')



Por acaso, verifiquei o tempo da tela há um mês e, surpreendentemente, eram 6 horas . Eu estava pasmo e um ataque cardíaco estava a caminho. Você pode estar pensando que parece dramático demais, certo?

Bem, aqui está a coisa.

Eu me considero um minimalista que quer viver uma vida lenta que envolve aproveitar cada segundo da minha vida, romantizar minha vida a cada dia, trabalhar em meus objetivos e me tornar uma pessoa melhor e exclusiva.

Mas depois de ver meu tempo na tela e abrir o portão da realidade, percebi que, embora tenha lido mais de 100 livros de autoajuda e com certeza quero ter sucesso e ser feliz, ainda não estou fazendo o possível para realizar meus sonhos. Estou simplesmente apaixonado pela ideia de melhorar minha vida e ver pessoas nas mídias sociais que melhoraram a deles apenas dá um impulso ao meu castelo feito pela mente.

Resultado?

Sentei-me, fechei os olhos e me vi horrorizado com minha rotina. Durmo quase 9 horas por dia, o que significa que fiquei com 15 horas por dia. Subtraindo meu tempo de comer, tempo de merda (onde pego meu telefone), tempo de pensar demais, tempo de banho e tempo de leitura, eu tinha 10 horas por dia. 

E adivinha? 

Eu estava perdendo 6 horas nas redes sociais, o que me deixou com apenas 4 horas por dia para trabalhar em meus objetivos. Agora, como eu deveria trabalhar como um vencedor quando toda a minha energia mental é drenada com o uso excessivo de mídia social. 

E como eu deveria encontrar alegria no meu trabalho quando meu cérebro recebe dopamina de assistir reels do Instagram, vídeos intermináveis ​​do YouTube e a maior parte do tempo assistindo à série FRIENDS pela quinta vez em um único ano.

Aqui está como me libertei da gaiola do vício em mídia social:

1. Conheça sua situação atual:

Assim como eu compartilhei, eu passava mais de 6 horas por dia no meu celular, da mesma forma, você precisa descobrir quanto tempo por dia você gasta no seu celular. E não basta, você deve analisar quanto tempo está dedicando a cada rede social. Existem muitos aplicativos de mídia social como Instagram (meu lugar culpado), Twitter, Pinterest, Netflix (eu também o considero um aplicativo social) e similares.

Uma vez, você sabe quanto tempo gasta no telefone e qual aplicativo está consumindo mais tempo. É hora de sentar e pensar, por que um site de mídia social é o seu lugar padrão?

Por exemplo, no meu caso, eu costumava abrir o Instagram a cada 15 minutos apenas para ver as atualizações lá e rolar os rolos sem pensar.

2. Esconda o mal:

'Fora da vista, longe da mente' é uma das citações mais populares que me ajudou a curar meu vício em mídia social até certo ponto. Nosso cérebro é um burro preguiçoso que pode ser treinado da maneira que você quiser.

Agora, há duas coisas:

a) Oculte os aplicativos nos quais você passa a maior parte do tempo para que, quando estiver fora de vista, não seja lembrado. 

James Clear diz em seu livro Atomic Habits que, se você quiser eliminar um mau hábito, apenas remova o que desencadeia um mau hábito. 

É Justamente o que quero que tu faça. (Se você não sabe como esconder aplicativos, YouTube)

b) Quanto mais etapas envolvidas na realização de uma determinada tarefa, menos seu cérebro preguiçoso desejaria realizá-la. 

No meu caso, não apenas escondi o Instagram e o Netflix, mas também saí da minha conta para que, toda vez que eu quiser usá-lo, haja duas etapas extras, primeiro removê-lo do local oculto e fazer login nos meus dados a cada Tempo.

3. Mantenha a criança entretida:

Considere seu celular a mãe e seu cérebro a criança. Eu sei que é um exemplo estranho, mas aqui está a lógica por trás disso:

Seu cérebro libera dopamina em qualquer atividade que você faz. Algumas atividades, como navegar pelas mídias sociais, assistir a filmes e comer lixo, liberam mais dopamina do que ler uma página do livro escolar. 

Essa é a razão pela qual você volta aos seus vícios mesmo quando não quer.

Agora, assim como você deve manter uma criança entretida para que ela não se lembre da mãe, você deve manter seu cérebro entretido para que ela não se lembre do celular. 

Quero dizer, vamos aceitar que assistir bobagens do Instagram é muito mais divertido do que sentar para aprender algo novo, não é?

Observação pessoal: Mesmo quando tentei o meu melhor para eliminar o uso do Instagram, não consegui largar meu telefone. Eu o pegava a cada poucos minutos para rolar minha galeria ou para ver vitrines online. 

Foi quando percebi que precisava de algo igualmente divertido para manter meu cérebro ocupado.

Foi quando tive a ideia de aprender uma habilidade todo mês . E é exatamente isso que estou pedindo para você fazer aqui.

Agora, por que apenas um mês e não 2 meses ou aprendendo sem prazos?

Aqui está um fato simples sobre nós: quando não há prazo, não há desafio, portanto, nosso cérebro continua adiando a tarefa e não a considera importante o suficiente.

No entanto, quando você desafia seu cérebro a aprender algo em um determinado período, ele toca a campainha e o cérebro continua pensando nisso, portanto, a tarefa fica no topo da lista de prioridades.

Foi quando me desafiei a aprender Caligrafia. Eu sou seriamente a pessoa mais preguiçosa que você já conheceu, mas consegui aprender caligrafia em 30 dias. 

Obviamente, não me tornei um especialista, mas era algo que queria aprender nos últimos 5 anos. 

Você consegue imaginar isso? Perdi 6 horas por 5 anos usando um telefone celular, mas não aprendi nada que meu coração realmente desejasse até agora.

Aprender caligrafia foi desafiador, pois sou um tipo de pessoa antiquada que precisa de um professor físico, mas saí da minha zona de conforto e, após 5 dias 'APENAS ' assistindo a vídeos no YouTube, finalmente peguei o caderno de desenho e a caneta no meu mão para praticá-lo por 10 minutos em um dia. 

Os 10 minutos se transformaram em 30 minutos em pouco tempo. E como eu estava aprendendo algo que eu queria com um prazo rígido e sem pressão de perfeccionismo, meu cérebro estava gostando do processo e, portanto, consegui me livrar do hábito de mexer no telefone repetidamente.

Conclusão:

Você tem apenas alguns dias aqui na terra. Esses poucos dias podem parecer anos, mas se você olhar para trás no tempo, perceberá como perdeu tanto tempo por causa de um gadget estúpido que está tomando conta de você.

Espero que este artigo o ajude a reduzir o tempo de tela, aumentar o tempo verde e aprender uma habilidade que você sempre desejou.

Indicações

Indicamos 2 e-Books maravilhosos para te ajudar crescer e ter um caminho de sucesso fantástico.

Somente clicar no nome de cada um deles aqui abaixo.

Mude a sua vida mudando os seus pensamentos! O caminho para o sucesso está ao seu alcance.

Como Ter Sucesso na Vida Saindo do Zero!