Clientes Chatos são um Problema!!! Como Lidar com Clientes Chatos?


Clientes Chatos ” é um tipo de cliente que pode tornar sua vida de designer um inferno. Se você ouvir "Não foi isso que eu perguntei!" e “Eu não te contratei para fazer isso, eu te contratei para fazer aquilo!” regularmente enquanto você está trabalhando no projeto, há uma grande chance de você estar lidando com esse tipo de cliente.

Os “clientes chatos” podem ter dois grupos divididos. O primeiro grupo é de pessoas com problemas de ego. Eles usam projetos de design para demonstrar seu poder e adoram dominar os designers. Eu não quero discutir este grupo de pessoas neste artigo. O segundo grupo é mais interessante para mim - é um grupo de pessoas que tem que agir agressivamente porque querem evitar que um projeto caia.

O cliente chato é um problema comum para todos os profissionais que trabalham com o público. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que trabalham em serviços de atendimento ao cliente, onde os clientes podem ser difíceis de lidar. Os clientes chatos podem ser difíceis de satisfazer e podem exigir mais do que o profissional pode oferecer. Além disso, eles também podem ser difíceis de lidar devido às suas exigências e às suas atitudes.

O cliente chato pode ser um grande desafio para os profissionais de serviços de atendimento ao cliente, pois eles precisam encontrar maneiras de satisfazer o cliente e ainda cumprir com os padrões de serviço. Isso pode ser difícil, pois o cliente pode não estar disposto a aceitar as soluções oferecidas. Além disso, o cliente pode ser muito exigente e pode exigir mais do que o profissional pode oferecer.

Os profissionais de serviços de atendimento ao cliente precisam encontrar maneiras de lidar com os clientes chatos. Isso inclui o uso de técnicas de gerenciamento de conflitos e a busca de soluções que satisfaçam tanto o cliente quanto o profissional. Além disso, é importante que os profissionais de serviços de atendimento ao cliente sejam capazes de se comunicar de forma eficaz e de entender as necessidades do cliente. Dessa forma, eles podem encontrar soluções que satisfaçam ambas as partes.

Este artigo analisa quatro coisas que os designers de produto devem fazer para lidar com esse tipo de cliente.


1. Saiba o que o cliente espera de você logo no início do projeto

Quando você entende claramente o que o cliente quer construir e o porquê você tem muito mais chances de entregar o que se espera. Claro, às vezes o cliente não sabe do que vai gostar até ver ou mudar de ideia depois de ver o seu trabalho. No entanto, é possível evitar muitos problemas respondendo a algumas perguntas simples:

 

Quais são as necessidades do cliente?

Qual é o modelo de negócio do cliente? Como eles esperam ganhar dinheiro com este produto?

Como esse produto impactará a marca do cliente?

Quais são as preferências do cliente para o design? Que referências (ou seja, produtos de que gostam/não gostam) o cliente pode fornecer?

Qual é o cronograma do projeto? Quando se espera que o projeto seja feito?

Não comece um projeto se não tiver a resposta para todas essas perguntas.

 

2. Sempre assine um contrato!

Você nunca deve iniciar nenhum projeto se não tiver um contrato assinado. O escopo do projeto pode mudar facilmente quando você começa a trabalhar nele e, se espera concluir o projeto em uma data específica, pode facilmente perder o prazo. Além disso, seu planejamento financeiro também pode ser arruinado. O cliente pode facilmente ajustar as necessidades, pelo que o orçamento do projeto pode ser muito superior ao previsto.

O contrato que você vai assinar deve incluir o escopo do trabalho (cada tarefa em um escopo deve ser avaliada em horas) e o custo esperado. Esse tipo de contrato vai te ajudar a evitar clientes que querem barato (“Não esperava que o projeto custasse tanto!”) e rápido (“Ah, vejo que vai demorar um mês. Mas esperávamos vê-lo pronto amanhã").

 

O contrato também pode salvá-lo do cliente que adora mudar de ideia se você incluir informações sobre suas cobranças por extras, como redesenho.



3. Familiarize o cliente com seu processo de design

O resultado esperado e o processo que você segue ao projetar as coisas devem ser claros para o seu cliente. Idealmente, você deve descrever seu processo de design em seu site e compartilhar essas informações com o cliente antes de assinar um contrato. O cliente deve saber:

O que você faz (sua área de especialização). Por exemplo, se você for responsável apenas pela concepção e prototipagem de baixa fidelidade, evitará receber perguntas como “Você pode projetar uma animação desta esfera 3D?”

Como você faz isso. Explique como você normalmente trabalha em um projeto.

Se o cliente tiver discordâncias sobre seu processo de design, é muito mais fácil negociar as coisas no início do que esperar o final do projeto. Além disso, é sua oportunidade de criar um vínculo com um cliente. Quando um cliente confia em você e no processo que você segue, é provável que ele o trate com respeito.

Também é essencial concordar sobre como você se comunicará durante o projeto. A falta de comunicação regular com o cliente é um dos erros críticos dos designers. É uma situação bastante típica quando um designer recebe uma tarefa, desaparece e retorna ao cliente apenas no final do processo de design. 

Quando o cliente diz “não é o que eu queria”, os designers e o cliente começam a se acusar de arruinar um projeto. Uma sincronização semanal com um cliente pode tornar o processo muito mais confortável e gerenciável.

 

4. Priorize a forma escrita de comunicação

Designer: Eu projetei exatamente como você queria.

 

Cliente: Não é o que eu perguntei!

 

Designer: Mas durante nosso último encontro, você me disse que queria fundo azul.

 

Cliente: Foi apenas uma ideia minha, não uma exigência específica!

 

Uma forma de comunicação escrita irá ajudá-lo a evitar problemas como esse. A palavra falada pode ser mal interpretada ou esquecida; é por isso que todo feedback importante deve ser feito por escrito. Quando você tem um e-mail com feedback específico, pode usá-lo facilmente para apoiar sua declaração.

Quando ocorre uma reunião online, os pontos discutidos na reunião devem ser acompanhados de um e-mail descrevendo esses pontos. Todo encontro com um cliente, tanto online quanto offline, deve seguir este procedimento. Nunca tente memorizar coisas - a memória humana é falível e você provavelmente esquecerá alguns detalhes.

Conclusão

Clientes chatos são um problema comum para muitos negócios. Eles podem ser difíceis de lidar e podem causar problemas para a satisfação do cliente e a imagem da empresa. É importante que os empresários e os funcionários saibam como lidar com clientes chatos de maneira profissional. 

É importante que os funcionários mantenham um nível de paciência e compreensão, mesmo quando os clientes estão sendo difíceis. É importante que os empresários estabeleçam políticas claras sobre como lidar com clientes chatos e que os funcionários sintam que estão sendo apoiados na tomada de decisões. 

Ao lidar com clientes chatos, é importante que os funcionários mantenham o foco no objetivo de satisfazer o cliente e se concentrem em encontrar soluções que possam satisfazê-lo. É importante que os empresários e os funcionários reconheçam que lidar com clientes chatos é parte do trabalho e que eles devem estar preparados para lidar com essas situações.


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